
Esses dias, fui à padaria com uma amiga que também é professora. Estávamos voltando pra escola e quando fomos atravessar a rua, ela voltou um bom pedaço do quarteirão para atravessar na faixa de pedestres. Depois de atravessar, disse que fez isso porque nenhum aluno pode vê-la atravessando fora da faixa, pois não é isso que ensinou. Minha resposta foi: Mas eu nunca disse isso, então posso atravessar onde quiser. E é verdade. Nunca disse e nunca vou dizer, a não ser que seja obrigada. Primeiro, porque não concordo! Afinal, se eu atravessar na faixa, o motorista que estiver vindo vai parar pra me esperar atravessar? Pelo menos aqui onde moro, NÃO!
O melhor é ensinar a atravessar olhando para os dois lados da rua e só atravessar se não estiver vindo carro. Se eu estiver no meio do quarteirão, pra que vou perder tempo voltando até a esquina só pra pisar na faixa? Que perca de tempo! E outra. A probabilidade de ser atropelada por um motorista louco numa esquina é mil vezes maior do que ser atropelada no meio do quarteirão, onde o campo de visão é infinitamente maior!
Então é isso. Eu não respeito a faixa de pedestres, porque ela é um meio que auxilia somente os condutores de veículos, e não o pedestre. Se você não tem dinheiro pra comprar um carro, problema é seu; e a opção de respeitar a sinalização também. As leis de trânsito, que deviam ser feitas visando veículos e pedestres, acaba pendendo também, como em muitas outras áreas, pro lado dos mais bem endinheirados.
O melhor é ensinar a atravessar olhando para os dois lados da rua e só atravessar se não estiver vindo carro. Se eu estiver no meio do quarteirão, pra que vou perder tempo voltando até a esquina só pra pisar na faixa? Que perca de tempo! E outra. A probabilidade de ser atropelada por um motorista louco numa esquina é mil vezes maior do que ser atropelada no meio do quarteirão, onde o campo de visão é infinitamente maior!
Então é isso. Eu não respeito a faixa de pedestres, porque ela é um meio que auxilia somente os condutores de veículos, e não o pedestre. Se você não tem dinheiro pra comprar um carro, problema é seu; e a opção de respeitar a sinalização também. As leis de trânsito, que deviam ser feitas visando veículos e pedestres, acaba pendendo também, como em muitas outras áreas, pro lado dos mais bem endinheirados.
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